>

Cenários



Os livros da saga tem como cenário principal o nosso país. Afinal, tem tantos lugares bonitos no Brasil, que não há a menor necessidade de buscar em outros países cenários adequados. Embora a história se passe por aqui mesmo, ao decorrer da Saga cenários como Itália e Romênia estão planejados.

O destaque no primeiro livro vai para as duas cidades que são o cenário principal. A maior parte da história se passa na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Com cerca de 1,4  milhão de habitantes, somando mais de 4 milhões em sua área metropolitana, a quarta mais populosa do Brasil.

                 

                               Teatro  São Pedro                            


A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes.


Cais Mauá e Usina do Gasômetro.


Fundada em 23 de março de 1772 e emancipada em 11 de dezembro de 1810, Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas do país. Com um clima bem definido com verões muito quentes, máxima histórica aconteceu em 1º de janeiro de 1943, com 40,7°C e no oposto estão os invernos congelantes e charmosos. A mínima absoluta histórica foi registrada em 11 de julho de 1918, com -4°C.

Centro histórico coberto pela neblina numa manhã de inverno.

                        
      Como ficam as árvores durante o frio.

                                       
Country Club, congelado num dia com temperaturas abaixo de zero.

A cidade ainda conta com vários pontos turísticos como o Parque Farroupilha ou Redenção, como é mais conhecido pelos porto-alegrenses, o Parque Marinha do Brasil, Jardim Botânico, vários museus e prédios históricos e, é claro, o cartão postal da cidade; o pôr do sol visto das margens do Guaíba. Pontos esses bem explorados durante a história.

           Um dos principais cartões postais da cidade.                                        

                       Parque Moinhos de Vento

Vista aérea do parque da Redenção

Vista do Morro do Osso,
                                         cenário de uma das cenas do capítulo 15 do livro.

                       Pôr do Sol no Guaíba    

                                           


             A segunda cidade cenário do livro é Bom Jesus. O município localiza-se no extremo Nordeste do estado, nos chamados Campos de Cima da Serra. Uma cidade pequena e agradável com cerca de 12 mil habitantes. O lugar é nacionalmente conhecido pelas baixas temperaturas que são registradas durante os meses de inverno, resultando muitas vezes em nevascas. O povo é hospitaleiro, religioso, gosta de um bom churrasco e de chimarrão, possui hábitos e costumes típicos dos habitantes dos locais de baixas temperaturas da região Sul do Brasil.

                                 
                               
                                         
                                       

Como segundo maior produtor de maçãs do Estado, seus pomares oferecem outro espetáculo que encanta o visitante, tanto na floração como na colheita e em algumas localidades é possível colher na hora as maçãs que deseja comprar. O artesanato e a gastronomia são inerentes à tradição serrana. Antes da criação do povoado, os indígenas ocupavam toda região, cujos vestígios aparecem até hoje em cavernas e terras de cultivos. Mais tarde vieram os bandeirantes paulistas e os tropeiros que iniciaram as primeiras fazendas.

                                       

As famílias colonizadoras vieram de diferentes regiões e países trazendo consigo diversas culturas. Aos indígenas juntaram-se os portugueses, italianos, alemães e negros. Em 1918 por decreto de D. Miguel de Lima Valverde bispo de Santa Maria, Bom Jesus passou à categoria de paróquia e em 1940, à cidade. Pelos campos de Bom Jesus passaram grande mártires em operação de guerra, como na Revolução Farroupilha. Entre eles aparecem Anita Garibaldi, Bento Gonçalves, David Canabarro etc...

                                               

                                                 

A cidade ainda conta com diversos atrativos encantadores como as belas cachoeiras e matas de araucárias. O mistério é sentido no ar ao contemplar as florestas que em nada perdem para os cenários dos filmes norte-americanos. Bom Jesus é uma linda cidade cheia de florestas e com um clima perfeito para ser cenário da Saga Depois do Pôr do Sol.

                                             

                                       
                                     

                               

Um comentário:

  1. Ficou muito boa essa parte do CENÁRIO. Pode ainda colocar imagens referentes aos ambientes onde a história se passa, exemplo: salas de aula, escritórios, igreja, cemitério. O leitor fará uso do BLOG para ter uma parte de sua imaginação.

    [Andr Elf - orkut]

    ResponderExcluir