>

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A desvalorizada literatura nacional, plagiada?



Ei, deixa eu te perguntar uma coisa. Já viu o filme As Aventura de Pi? O que achou dele? Interessante? Em pensar que ele é mais um daqueles longas baseados em livros. Com certeza você deve estar pensando: “ Puxa! O autor do livro deve estar ganhando rios de dinheiro. Afinal, quem tem uma ideia brilhante assim, tem mesmo de ser reconhecido.” Em parte você acertou. Quem escreveu o tal livro está mesmo ganhando muita grana. Mas o autor da ideia e enredo da história está digamos... MORTO!





“ Tá espera aí! Como o autor está ganhando dinheiro se está morto?” Eu sei que você se perguntou isso. Deixa eu explicar melhor então: O cara que escreveu A Vida de Pi está vivo e ganhando um dinheirão e o autor da ideia central da história está morto. Entendeu agora? Um autor canadense copiou descaradamente o livro de um autor brasileiro! As Aventuras de Pi é uma cópia escrachada e desavergonhada de Max e os Felinos do gaúcho Moacyr Scliar.



Isso mesmo. Exatamente assim, cópia. Não é uma semelhança aqui e outra acolá. Sabemos muito bem a diferença de tema e enredo, não é? Há centenas de livros por aí como o mesmo tema. Por exemplo, Drácula e Academia de Vampiros. Qual a semelhança entre as duas obras? Vampiros, é claro. Mas o enredo é o mesmo? Não.

Eu mesma como autora da Saga Depois do Pôr do Sol, que no tema central tem uma antiga rixa entre um certo clã de vampiros (que dormem, mordem pessoas e não brilham) e uma família de caçadores (porque tem duas, tá?) e que são humanos e o tempo todo (nunca viram lobos, nunca, nunquinha mesmo) já fui alvo de comparação idiotas com a saga da Stephenie Meyer (pelo amor!)

Falamos do mesmo tema: vampiros, romance, lutas. Mas a história é diferente! Ou seja, mesmo tema, enredo diferente. Entende a diferença? Mas no caso desse “autor” canadense (plagiador, affs), não tem o que falar pois ele mesmo disse. Sim, ele declarou que usou uma ideia boa de um autor ruim! PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!! Como assim? Da onde esse homem tirou essa cara de pau tão imensa? Que absurdo! Plagiou um livro e ainda diz que o escritor verdadeiro é ruim?! Tô bege.



Eu acho que: 1º se a história (tema do livro que o Moacyr criou) é ruim, por que ele a usou? 2º O Moacyr nunca saiu por aí se utilizando da ideia dos outros pra escrever seus livros. Como gaúcha estou revoltada e como escritora, tenho uma torrente de adjetivos pejorativos que não escreverei aqui por educação. Mas, você já deve estar imaginando, não é?

Eu espero espero que a família do Moacyr, por meios da justiça e lei autoral toma providências. Tem um “autor” ganhando dinheiro e reconhecimento com a ideia de uma verdadeiro autor brasileiro. Pelos países ricos do hemisfério norte não consideram o Brasil incapaz de coisa nenhuma? Aliás, as editoras brasileiras não consideram o povo brasileiro incapaz de coisa nenhuma além de comprar seus livros internacionais e dar dinheiro para eles! Que sortes eles terem certeza que sabemos ler.

Helooooo, editoras brasileiras preconceituosas!!! Uma editora internacional comprou, investiu e publicou um livro cuja ideia foi de um brasileiro. E esse livro virou FILME!!!!! Quantos originais estão sendo descartados por aí e que as editoras internacionais abraçariam sem pensar? Irônico isso vir à tona dias depois de uma grande editora deixar vazar que não investiria mais em autores nacionais porque eles não vendem! Tem certeza disso editora preconceituosa que começa com a letra N?



Óh Shakesperare, Shakesperare que bom que você não nasceu no Brasil; senão o mundo não conheceria suas obras. Ah, Camões! Tu morreste pobre e desconhecido e tuas obras só foram publicadas depois de tua morte. De que país tu eras mesmo? Ah, Portugal o colonizador do Brasil!!! Nossa, que surpresa ¬¬
Mas como dizem que há meles que vem pro bem, até que o caso desse plagio possa ser bom. Bom para que o mundo para de ver o Brasil como puladores de Carnaval e jogadores de futebol. Talvez até as editoras lá de fora venham atrás de nossos talentos literários. Não é sonho, estou sendo realista. Pode acontecer mesmo, afinal um livro brasileiro virou filme, não é?  

2 comentários:

  1. Vish D=
    Eu não sabia disso. E estou surpresa em saber. =/
    Acho plágio uma droga. É triste saber disso, principalmente porque eu estava interessada em ler The Life of Pi =/
    Mas acho melhor ler o original xD
    Será que eu acho pra baixar? *-*
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi =)

      Sim, por mais absurdo que seja é mesmo verdade. Garanto que se fosse um autor brasileiro fazendo isso, já estaria com processos até nas orelhas! É um absurdo, mas vc pode ler o original e depois o plagiado. Eu só me informei pelas polêmicas, juro que nem tenho vontade de ler o plágio (só de escrever esse post já me deu taquicardia de tanta raiva, imagina lendo o tal livro?) Olha, pode ser que tenha o PDF por causa de tanta polêmica, procura por Max e os Felinos PDF no Google =)
      Bjs

      Excluir