>

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Escrevendo no Brasil


A missão de ser escritora no Brasil não é algo fácil. A grande maioria das pessoas não é muito dada à leitura, diferente dos países que lançam grandes best-sellers como os EUA, por exemplo. Porém escrever não é uma coisa que se escolhe para fazer; simplesmente é algo não dá para evitar.
O amor à literatura vai além da leitura e a vontade de criar seu próprio mundo, é inevitável. Claro que quando se faz um mundo, perfeito na sua visão, nós (autores) queremos fazê-lo conhecido.

Mas aí se topa com um problema; a incredulidade das editoras. Infelizmente no Brasil, publicar um livro é quase que uma peregrinação do seu original pelas editoras. Que, muitas vezes, nem mesmo chegam a abrir o arquivo que é deletado (imagino) pois a resposta nunca chega. O que na minha visão é um ciclo de ação e reação. O público leitor brasileiro não confia muito em obras de ficção nacional, simplesmente porque o número desses é muito pequeno, o que os leva a pensar que os livros por aqui não são tão bons já que não são dignos nem de serem publicados (quando muitas vezes são até melhores que os publicados internacionais).

Há grandes editoras que preferem procurar um manuscrito estrangeiro a analisarem (ou mesmo abirem a porta para envio) originais daqui mesmo! Para mim isso é um absurdo; o povo brasileiro é inteligente e criativo. Não precisamos ter um nome como Lisa ou Stephenie para fazermos algo digno de ser publicado e lido! Há muitos talentos aqui no Brasil, livros com enredos incríveis e de autores brilhantes; que ficam presos na memória do computador por anos, porque simplesmente o autor cometeu o "grande erro" de ter nascido no Brasil.

Sendo assim; o público leitor não acredita nos autores nacionais porque não há uma tradição de valorização dos mesmos por aqui. Há praticamente "um culto" a qualquer coisa que tenha um nome estrangeiro na capa (mesmo que o enredo não seja lá essas coisas) nosso país valoriza o que é feito lá fora. Isso não lhe parece um tanto contraditório? Como nosso país poderá ocupar algum lugar no mundo, se tudo que é feito por nós mesmos é ignorado? Só o que é de fora é valorizado como se não conseguíssemos criar sucessos também.

É um hall de autores estrangeiros famosos só porque são aclamados por leitores anônimos brasileiros! Isso é uma mutilação do nossos talentos e para mim; uma injustiça. Creio que, se as editoras dessem mais crédito ao que é feito por aqui, as coisas mudariam para melhor. O Brasil pode lançar best-sellers no ramo da ficção porque temos autores brilhantes aqui sim. Pessoas inteligentes não nascem só no hemisfério norte! Editoras, vejam isso por favor!


                                    Ana Rodrigues

2 comentários:

  1. Realmente, temos autores brilhantes, Ana.
    Raphael Draccon e André Vianco são ótimos exemplos. A dupla que escreveu O Príncipe-Gato também. Além disso, conheço dezenas de escritores excelente na internet. Brasileiros!
    Além disso, não é só a questão de lançar ou não o livro de um autor brasileiro. Eu já percebi em minhas peregrinações nas seções de literatura brasileira: as editoras jogam um preço maior nos livros de autores novos e desconhecidos. Mais caros que os livros estrangeiros, além de serem tudo tabelado (ao menos aqui em Goiânia)! E a maior parte cobra uma fortuna do autor pra publicar! Desse jeito, acaba sendo melhor ser "escritor de internet". D=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Gabi. As que aceitam publicar fazem isso apenas pelo dinheiro que vão receber na hora da negociação, pois na verdade nem devem esperar um grande retorno do público. Tem até uma polêmica aí de uma grande editora dizendo que abria mão dos autores brasileiros, só interessamos para eles comprando seus livros internacionais. Sem falar nas gráficas que se passam por editoras e lançam livros em condições absurdas. Mas a internet ajuda muito, pois podemos conhecer vários textos muito bons que autores que se tivessem nascido nos EUA, seriam estrelas.
      Bjs

      Excluir